terça-feira, 20 de julho de 2010

Um corpo cheio de olhos e olhares.

Há duas semanas comecei o trabalho de corpo com Joana Levi. Antes de relatar um tanto do que está acontecendo, vale ressaltar o valor deste trabalho com a Joana. A Joana é atriz-pesquisadora da Casa Laboratório de Teatro, e tem um trabalho de longa data a cerca dos caminhos do corpo, desde Pontedera na Itália ao Massud, nos EUA. Enfim, relatado um pouco sobre os mares que tenho percorrido através dela, vamos ao que interessa.
Começamos o nosso trabalho com uma apresentação de nossos repertórios a cerca do corpo. Fiz um aquecimento sozinho onde as referências que me acompanham num trabalho de preparação estavam sintetizadas numa sequencia. A partir dela, a ampliação de espaços internos e articulações se deram num primeiro momento a partir do peso do corpo sobre o chão em posições que promoviam torções. Nesse sentido, um trabalho de preparação que realizei num seminário com Danio Manfredinni, ator e diretor italiano, na Casa Laboratório no ano passado. Em seguida, um pouco de exercicios de bioenergetica experimentados em três e anos e meio de investigação em um processo terapeutico, até trabalhar a visão. A grande descoberta: a primeira visão. Entrevistas. Entre-vistas. O trabalho do chão até o plano alto, foi realizado de olhos fechados, quando me coloquei no plano alto, me foi proposto que descobrisse o proprio corpo a partir da visão. O olhar primevo. Um estado medidativo com o corpo no espaço. Meu corpo se desenhando no espaço sem o comando da mente, apenas reagindo ao olhar. Quando me dei conta já estava descobrindo os limites do meu corpo e do espaço a minha volta. A fronteira entre eu e o mundo. Caminhei na corda bamba antes de saltar o precipicio. Quando saltei descobri no espaço e na sua exploração que podia voar. Ocupei, fui ocupado, inseri ao ser inserido, fui e voltei várias vezes. Descobrimos o olhar. Este que há tanto em minha vida se mostra necessário ser desembaçado: terçol, calázio, miopia, óculos, astigmatismo, e por último, ceratite (um arranhado na córnea direita). Talvez, venha daí, o desejo de usar o audiovisual neste projeto. Visto que ele é desejo, e a cada dia, vem se tornando elemento fundamental na dramaturgia performativa que vem se instaurando. Olhar pelo olhar de uma lente como se fosse um espelho dilatando olhares. Meus olhos capturam. Minha mente edita. E eu sou um filme de mim mesmo nisso tudo. Representando a mim na portaria que me encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário