quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Provocação

No dia 08/02 foram lançadas duas provocações em video: O Brasil Sertanejo (trecho do programa criado a partir do Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro) e Jogo de Cena (filme dirigido por Eduardo Coutinho). A partir das provocações duas frentes de trabalho foram definidas: Memória Social/História Oficial e Histórias de vida. A primeira esta relacionada ao Povo Brasileiro (O brasil sertanejo), onde a partir de uma abordagem histórica e social o programa traça junto com Darcy e outros estudiosos um panorama do nordeste brasileiro. A segunda diz respeito ao filme do Eduardo Coutinho, onde numa sala de teatro atrizes contam histórias de vidas de cidadãs comuns como se fossem suas proprias narrativas de vida, que são intertextualizadas em cena, pelas próprias personagens reais. As provocações resultaram em grupos que se encontraram por afinidade temática:
Memória Social/História Oficial - Grupo Darcy Ribeiro: Titina Medeiros, Alan Chaves, Monique Oliveira, Raniery Souza.
Histórias de Vida -Grupo 1: George Hollanda, Enio Cavalcante, Ana Carolina Marinho, Giovanna Araújo, Rodrigo Bico; Grupo 2: Márcia Lohss, Recy Freire, João Paulo Querino, Carolina Pinheiro, Neto Barbosa; Grupo 3: Alex e Cristina Moreno.
Os grupos começaram a recolher narrativas de vida entre os seus integrantes (em video), para que possam ser recriadas pelo outro e remontada em cena, mantendo um diálogo com a matriz recolhida em video. No exercicio a ser apresentado na quinta-feira (último dia), um diálogo entre linguagens será proposto nas cenas, já que os videos recolhidos serão interseccionados coma cena.

Um comentário:

  1. As sensações são tantas, que me é dificil transcrever o redemoinho de imagens, sensações e emoções que percorreram meu ser durante estes ultimos dias. A pertubação deliciosa de se ver no coletivo, mesmo que fragmentada dentre deste conjunto, me parece ser a confirmação do fato de estamos interligados, mesmo quando desconhecemos ou ate mesmo rejeitamos esta ideia. Ela existe. É fato.A minha respiração encontra a respiração do outro, que ja se encontrou com outros e outros e isso nos dá a sensação de pertencimento.

    ResponderExcluir