A primeira etapa da pesquisa está sendo concluída com a temporada da experiência dramaturgica a ser compartilhada entre os dias 25/10 a 06/11 em São Gonçalo do Amarante e Natal, assim como, a abertura do núcleo de pesquisa "Laboratório do Corpo" a ser orientado por Joana Levi (preparadora corporal da pesquisa) e do seminário "dramaturgia da recepção, o lugar do espectador na cena contemporânea" a ser realizado entre os dias 30/10 a 02/11. Nessa etapa da pesquisa a idéia é abrir o processo dessa dramaturgia que tem nas narrativas recolhidas com os migrantes nordestinos em São Paulo o mote para sua construção e pesquisa. A relação com o audiovisual foi o elemento detonador da busca pela fragmentação e performatividade das narrativas, bem como, da proposta sugerida pelo corpo na cena. Um olhar mais aprofundado sobre a relação dos entrevistados com a câmera intermediada por mim, revelou a relação de poder instaurada entre eu, proponente de uma pesquisa, e o objeto desta pesquisa, os migrantes-porteiros. A forma como cada entrevistado se comportou e narrou sua própria trajetória já continha uma reverberação profunda dos conteúdos de vida de cada, por mais, que este conteúdo estivesse sendo revelado entre-palavras, nos intertícios, nas respiração e no olhar fugidio. O audiovisual tornou-se um elemento de aproximação e distanciamento ao mesmo tempo. Distanciei-me num primeiro momento, no tempo do encontro, e me aproximei na solidão das análises de cada um durante as entrevistas. A dramaturgia que está sendo construída, está sendo sim, visto que o processo segue em andamento após esta experiencia de contato com o público, é a busca por entender a migração tambem através da forma que está sendo preterida, do narrativo para o performativo. Da palavra-imagem para o corpo-imagem. Um diálogo direto com o audiovisual como meio de aproximação do universo intraficcional proposto pelas primeiras narrativas apresentadas, bem como de distanciamento e estranhamento no encontro com o corpo-palavra na segunda parte do experimento até a implosão de todos os espaços onde tudo se funde de forma una, e ao mesmo tempo, fragmentada é o percurso dessa dramaturgia . Neste momento, portar o silêncio é fundamental para a construir a polifonia almejada. Acredito no ser migrante como condição sine qua non do viver, desde quando nascemos e migramos heroicamente de um meio líquido para adentrar a jornada do viver, assim como nos lega Joseph Campbell ao falar sobre a saga do herói, e morrer a cada dia até o momento que fazemos a "passagem". Morrer é um ato migratório de fusão ao universo. Senão estamos satisfeitos conosco, buscamos mudanças, migramos internamente de um lugar a outro dentro de nós mesmos. Somos nomades dentro da jornada interior que é o viver. Os deslocamentos territoriais são apenas reverber-ações de movimentos internos. O centro do mundo é o lugar onde se está, já dizia Milton Santos. Nesse sentido, o centro do mundo é construído através do meu olhar sobre aquilo que me envolve. O silêncio da portaria dos prédios foi o lugar que encontrei para ecoar as metaforas e jorrar as lembranças que utilizei para percorrer esta jornada de vida/artistica/processo/ de ser migrante que optei para manter-me vivo.
1 JORNADA
LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE.
DIAS: 25, 26 E 27/10.
HORA: 20 hs.
Entrada Franca.
Retirada de ingressos nos dias de apresentação no teatro.
2 JORNADA
LOCAL: SALÃO NOBRE DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO (NATAL/RN)
DIAS: 28 A 31/10
03 A 06/11
HORA: 18:00 hs.
Entrada Franca.
Retirada de ingressos nos dias de apresentação no teatro.
Obs.: No dia 06 haverá uma sessão extra as 20 hs.
FICHA TÉCNICA
Criação, dramaturgia e atuação: JOÂO JÚNIOR.
Supervisão artística e roteiro: LUIZ FERNANDO MARQUES.
Direção de video e imagem: LINA LOPES.
Preparação corporal e direção de movimento: JOANA LEVI.
Espaço Cênico: CRIAÇÃO COLETIVA.
Produção executiva (NATAL/RN): MÁRCIA LOHSS.
Captação de imagens (processo): LINA LOPES.
Captação de imagens (Lugares e Não-lugares): JOÃO JÚNIOR.
Captação de áudio e imagens (entrevistas): LINA LOPES.
Assessoria de Imprensa: MICHELLE FERRET.
Nenhum comentário:
Postar um comentário