terça-feira, 1 de junho de 2010

video - Retrato da Memória

vídeo - retrato da memória
uma proposta de estudo experimental na fronteira entre o audiovisual e as artes cênicas.


Os planos do vídeo se articulam e criam diversas sensações aos expectadores pelo modo como sua composição é escolhida. As cores, os objetos, as texturas, o modo como os personagens estão lá retratados, a música de fundo, as falas e o gestos, tudo é construção de linguagem para levar o espectador as lágrimas, ao riso ou a uma reflexão. Assim também, a memória é, ou melhor, “são”, fragmentos de um cotidiano estranhado e elevado em seu significado a medida que alguém decide compartilhá-la. Ora, o que há de mais natural que a fotografia e o vídeo como apoios para a memória e a saudade?

E o que dizer quando é a saudade e a memória de outro? Pensando nisso, esse pequeno encontro tem o intuito de colocar o vídeo como mais uma ferramenta possível na construção de uma dramaturgia contemporânea em cena, abordando questões técnicas sobre sua própria linguagem e buscando articulações estéticas com a linguagem do teatro.




dias 1 e 2 - os elementos básicos de composição da linguagem audiovisual
exercício 3/9 planos: a partir de uma lista de ações possíveis (ler um livro, escrever uma carta, atravessar a rua, ligar o carro, fazer a mala, etc) os participantes devem fazer um vídeo no "gatilho" (sem edição posterior) contando umas das ações escolhidas por meio de 3 planos, e depois, a mesma ação contada em 9 planos.
1. entender o que são planos e cortes, movimentos de câmera e mise-en-scene, eixo de ação, roteiro, decupagem e montagem;
2. explanação sobre os sentidos humanos e a construção da memória como uma rede neurológica afetiva.
dias 2 e 3 - o documentário e o vídeo retrato
exercício retrato em movimento: a partir de um depoimento recolhido, duplas realizarão a sua refilmagem, atentos aos gestos, falas e respiração do depoente.
1. entender o documentário como um gênero que dialoga com o ficcional;
2. pensar como transformar a identidade de pessoas em um retrato em vídeo.
dia 4 - experimentação final
exercício vídeo em cena: em cima dos "personagens" escolhidos para o exercício do retrato, cada participante escolherá uma das ações do exercício 3/9 planos para fazer uma cena de interação com uma composição de vídeo em tempo real (live cinema).
1. o conceito de live image/live cinema e sua possibilidade de apropriação para a performance cênica.


Lina Lopes
possui experiência na área de artes com ênfase em Artes do Vídeo&Fotografia e Artes do Corpo, tendo estudado e trabalhado com Hugo Rodas, Isabel Teixeira, Luiz Fernando Marques, Zélia Monteiro, entre outros. Atualmente tem se dedicado a aglutinar sua pesquisa em representação do corpo nos meios técnicos como a fotografia, o vídeo e as instalações interativas com a performance. 


LOCAL: TECESOL (Sede do Facetas)
Periodo: 09 a 12/06.
Horario: Qua a Sex (18:30 as 22:30 hs)
Sabado (14:00 as 18:00 hs)





Algumas Observações:
1. quanto a quantidade de pessoas e público alvo: creio que umas 12 pessoas no máximo, para haver o maior aproveitamento possível da oficina. Essa é uma oficina para pessoas que atuam no teatro, seja como ator, pesquisador ou técnico;
2. quanto a equipamento: seria muito proveitoso que cada participante levasse seu próprio equipamento de captação audiovisual (celulares, filmadoras, mp3 palyers, câmeras fotográficas) bem como seus respectivos cabos, manuais de instalação e  etc;
3. quanto a questões menores como infra-estrutura e outras: um projetor e/ou televisão para a apresentação dos videos, extensões, benjamins, fita crepe, tesoura, barbante, papel, lapis, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário